28/02/2010

Dúividas sobre coloração


Qual a diferença entre reflexos feitos com touca e com papel?
"Com o papel é possível pintar a raiz desde o começo, dando um efeito mais natural", explica Bill Billy, do salão Jully Le Visage. Com a touca, alguns centímetros perto da raiz não recebem a coloração.


De quanto em quanto tempo devo passar a tintura para que a cor fique bonita mas não danifique meu cabelo?
Se a cor for clara, deve-se aplicar a tintura de vinte em vinte dias, apenas na raiz que cresceu. Se for escura, de trinta em trinta dias. A cor consegue permanecer bonita e sem desbotar, apenas com o retoque da raiz, por no máximo três meses (cores claras) ou um mês e meio (cores mais quentes, como cobre, vermelho, dourado). Após esse período, é necessário aplicar a tintura no cabelo inteiro de novo.


Quero clarear meu cabelo. Devo usar só a tintura ou passar um descolorante antes?
Depende do caso. Se você tem cabelo castanho-escuro e quer deixá-lo louro, uma grande mudança, é preciso fazer uma descoloração e depois aplicar a tinta. Se o cabelo já é claro e nunca foi pintado antes, é possível abaixar alguns tons só com a tinta. Mas lembre-se: tinta não clareia tinta. Por isso, se o cabelo já passou por alguma coloração, apenas a tintura não adianta.


Posso fazer permanente ou alisamento logo depois de pintar meus cabelos?
"Antes de mais nada será preciso se certificar de que a fórmula dos dois produtos é compatível - e, isso, quem vai saber analisar é um profissional. Se a resposta for afirmativa, o indicado é dar um intervalo de trinta dias entre um processo e outro", explica Flavia Guimarães, técnica da Wella.


O que acontece se eu deixar uma coloração permanente ou semipermanente por mais tempo do que o indicado nas instruções?
Depois de um certo tempo, as colorações permanentes não atuam mais, pois a cutícula já está saturada, explicam os especialistas em tintura. Porém, passar do tempo indicado nas instruções pode irritar o couro cabeludo e, em alguns casos, até causar a queda de cabelo. Já as tinturas sem amônia, como as semipermanentes e temporárias, continuam agindo, o que pode alterar o resultado da cor. Por isso, siga sempre as especificações.


Os tons claros desbotam menos que os escuros?
Sim. Tons louros possuem menos pigmentos, isso os torna mais resistentes ao vento, à poluição, ao sol e ao cloro. Os tons dourados e avermelhados desbotam mais, mas um tonalizante resolve o problema.


Posso usar nas sobrancelhas e nos cílios a mesma tinta que apliquei nos cabelos?
Sim, desde que você não tenha alergia ao produto. "Mas, como os cílios estão em contato direto com os olhos, é preciso muito cuidado para evitar problemas. Prefira a ajuda de um profissional", alerta Simone Fernandes de Sousa, do Jacques Janine.


Nenhum comentário:

Postar um comentário